Um dispositivo é colocado na roda dianteira da bicicleta e em menos de 60 segundos sua bike comum recebe a tração elétrica.

A bicicleta é um meio de transporte alternativo e sustentável que tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, porém muitas pessoas ainda são resistentes devido ao suor e fadiga que ela causa. Como alternativa, existem ainda as bicicletas elétricas, porém estas, são encontradas no mercado com preço ainda muito elevado.

Para resolver isso, empreendedores de Los Angeles criaram a UrbanNext, um dispositivo acoplado a roda dianteira da bicicleta que a transforma em elétrica em menos de 60 segundos. Uma opção prática e de baixo custo quando comparada às bicicletas elétricas existentes.

Segundo os desenvolvedores, o dispositivo é de fácil instalação, e pode ser acoplado em qualquer bicicleta. Outra vantagem é que o dispositivo permite que a bicicleta seja até 7kg mais leve que as bikes elétricas tradicionais. O processo de instalação é simples e pode ser feito em apenas três etapas. Basta trocar a roda por uma UrbaNext, colocar o acelerador no guidão e conectar o cabo á roda.

A UrbaNext possui uma autonomia de até 40km e pode atingir até 35km/h. Sua bateria é removível e é possível recarregá-la em poucas horas. O usuário pode optar por três modos: totalmente elétrico, parcialmente elétrico e o modo tradicional, alternando facilmente entre os três modos.

O dispositivo foi lançado em uma plataforma de financiamento coletivo em junho deste ano e até o momento já ultrapassou a marca de 1200 patrocinadores e U$ 889 mil em investimento. A previsão é que os produtos sejam entregues ainda no mês de setembro.

Todas as imagens: UrbaNext