Buscando  se adaptar aos novos costumes e hábitos da população atual, algumas praias e praças de Dubai receberam um novo incremento tecnológico: as ”Palmeiras Inteligentes”.

Essa é apenas uma das diversas iniciativas que contribuem para as chamadas ”cidades inteligentes”, cultura que tem sido amplamente difundida em Dubai, não é por acaso que a cidade foi escolhida para sediar a Expo Mundial 2020 – um dos maiores eventos que discute, entre outras coisas, temas como negócios, tecnologia, sustentabilidade e urbanismo.

Além da sombra das palmeiras naturais, as Smart Palms funcionam como pontos de recarga de dispositivos eletrônicos e acesso à internet. Fixadas especialmente nas praias e principais praças de Dubai, as árvores artificiais são totalmente auto-sustentáveis. A Smart Palm tem cerca de 6 metros de altura e no lugar do que seriam as folhas da palmeira, se encontram as placas solares, que convertem a forte presença da luz do sol litorânea em energia.

Além do acesso à internet e da recarga de dispositivos, cada estação é equipada com assentos, câmera de segurança, e telas que podem exibir anúncios, informações sobre clima, condições do mar, atrações e eventos locais.

Segundo a D Idea, empresa por trás das Smart Palms, cada árvore tecnológica pode suportar cerca de 50 usuários e a recarga oferecida é mais veloz do que o comum, recarregando os dispositivos cerca de 2,5 vezes mais rápido do que as estações comuns.

Atualmente, já foram instaladas cerca de 50 Smart Palms e este número deve aumentar ainda mais até 2020, quando ocorrerá a Expo.

 

Todas as Fotos: Smart Palm

Leave a Comment